sábado, 12 de janeiro de 2008

Área Metropolitana de Lisboa (AML)

Podemos encontrar na Área Metropolitana de Lisboa a maior concentração populacional do país. De acordo com os dados preliminares do último recenseamento geral da população residiam na AML, em 2001, cerca de 2 662 949 habitantes (cerca de ¼ da população portuguesa), dos quais 20,9% na cidade de Lisboa. Nos 3 128 km2 da AML (3,3% do território continental de Portugal) reside 27,1% da população de Portugal continental, e com uma população activa de cerca de 1,3 milhões de pessoas, estão sedeadas na AML cerca de 30% das empresas nacionais. Localizando-se no seu território 32,7% do emprego nacional, a contribuição da AML para o PIB ultrapassa os 36%.

Com uma Costa Atlântica de cerca de 150 km, a AML é uma região litoral. Possui dois grandes estuários: o Tejo (um dos maiores da Europa, com 325 Km2) e o Sado, e cinco áreas protegidas, integradas na Rede Natura 2000, nomeadamente:

  • A Reserva Natural do Estuário do Sado;
  • A Reserva Natural do Estuário do Tejo,
  • O Parque Natural da Arrábida,
  • A Paisagem Protegida da Costa da Caparica
  • O Parque Natural Sintra/Cascais

A Área Metropolitana de Lisboa integra dois grandes Portos: Lisboa e Setúbal e três Portos médios piscatórios: Sesimbra, Cascais e Ericeira.
À escala internacional os portos de Lisboa e Setúbal assumem um crescente protagonismo que se deve não só à sua posição de charneira entre o norte da Europa, Mediterrâneo e África, como também devido ao elevado valor histórico e paisagístico das áreas envolventes ao porto.
Existe um plano integrado de requalificação das suas zonas Ribeirinhas, resultado da convergência de esforços do Poder central, das Administrações Portuárias e dos Municípios, unidos no objectivo de preservação deste importante recurso natural e no usufruto das Zonas Ribeirinhas pelas suas populações para actividades de recreio e lazer.

A Área Metropolitana de Lisboa acumula uma série de vantagens únicas ao nível nacional. A extensa costa Atlântica, bem como os estuários e as paisagens protegidas conferem à esta Área um potencial ambiental, paisagístico, económico e de lazer que importa preservar e valorizar.
É uma região de grande variedade morfológica e abundante riqueza natural, de grandes contrastes que vão desde a paisagem luxuriante das serras de Sintra e da Arrábida às vastas extensões da Lezíria do Tejo e às arribas da Costa da Caparica, bem como aos “habitats” das zonas húmidas dos dois Estuários.

O facto de englobar a capital do país, de ser a principal acumulação geográfica de recursos estratégicos para o desenvolvimento, a atracção de pessoas e actividades qualificadas de outros países, a presença relevante em redes supranacionais de cooperação e intercâmbio, o importante património cultural e a base económica muito diversificada (da agricultura aos serviços). Todas elas são factores que conferem a esta região condições de excelência para um desenvolvimento urbano sustentável e melhoria da qualidade de vida das suas populações.

fonte: www.aml.pt

3 comentários:

Unknown disse...

O post está fantástico! Está é um pouco grande, podias tê-lo subdividido para não ser tão cansativo de leitura. À parte disso, só dás informações importantes, bom trabalho!

=D

Cátia Diana Santos disse...

Sim senhor, estou a gostar do que vejo... O Piui está cada vez mais entusiasmado com o webfolio. Estás a fazer um optimo trabalho, continua assim...
Surpreendeste-me pela positiva!!
Bjinhos. =D

Maruzca disse...

Gosto do teu empenho :D*

NUnca pensei que o piuizito se dedica-se tanto ao blog!estou a gostar!Parabens, Continua!


Adoro-te*