Vírus dizima campos de tomate:
A produção de tomate deverá sofrer quebras de 20%, relativamente ao ano passado. A seca e um vírus, designado por bronzeamento do tomate, afectaram muitas culturas na região do Ribatejo. A situação, segundo o presidente da Federação dos Agricultores do Distrito de Santarém, "é muito grave" e motivou já reuniões entre este organismo e a Direcção Regional de Agricultura. "A campanha iniciou-se no final de Julho, estando a decorrer dentro do previsto", adiantou Amândio de Freitas. De acordo com este responsável, "existem alguns problemas relacionados com a escala técnica que regula a qualidade do produto e determina, por consequência, o preço". O assunto foi, entretanto, remetido para o Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA), disse.A diminuição da produção verifica-se um pouco por toda a região ribatejana, mas nos concelhos de Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente, aos problemas relacionados com a falta de água junta-se o bronzeamento do tomate. Amândio de Freitas explica tratar-se de "uma doença que não tem cura". "O vírus infiltra-se nos terrenos e não há outra solução que não seja destruir os tomatais afectados", refere. A situação está a ser estudada. Segundo o porta-voz dos agricultores, "nos anos mais próximos, possivelmente não haverá produção nesses terrenos". A seca extrema que atinge o país poderá estar a potenciar a propagação do vírus, embora a informação sobre a doença não seja ainda muito precisa. O presidente da Associação da Indústria do Tomate é mais optimista, considerando que "não haverá quebras de produção significativas". João Ortigão Costa refere que "a campanha deste ano foi antecipada uma semana", já que o tomate amadureceu mais depressa. Ainda assim, sublinha, "a qualidade do produto é boa. Muitos produtores usam água de furos e do rio Tejo para regar as suas culturas, pelo que o sabor do tomate não está a ser afectado". A maioria das fábricas abriu na semana passada.
Texto de: Helena Simão
Texto retirado de: Jornal de noticias
Minha opinião:
Aqui está uma noticia de mais um probelma que surgio na agricultura portuguesa, um problema que afectou bastante a regiao, pois é uma das zonas onde se produz bastante tomate, pode ter influenciado muito o rendimento da mesma regiao.
Os produtores não podem baixar os braços e sim tentar resolver o problema, não sendo, tem que se lutar para ultrapassar os problemas!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
logo vi o teu apetite para a publicação desta noticia xD malandro
Olá!
Este artigo é interessante e realmente fala de problemas da agricultura em determinadas regiões do país, mas acho que devias falar mais em concreto de quais é que são os problemas gerais da agricultura portuguesa, ou seja, a mão de obra envelhecida, baixo nível de instrução da população, baixa mecanização, etc... Estás a trabalhar muito bem no blog, surpreendeste-me pela positiva! =)
Continua assim...
Ps- n é: "Probelmas da agricultura em Portugal", mas sim Problemas da agricultura em Portugal... =P
Enviar um comentário