terça-feira, 30 de outubro de 2007

Exportação de azeite!

" Exportações portuguesas de azeite para o Brasil devem aumentar 25% em 2007!

As exportações portuguesas de azeite para o Brasil devem aumentar 25% este ano para 48 milhões de euros, em relação a 2006, disse hoje à Lusa o presidente da Casa do Azeite de Portugal.

Luís Folque, que participou em São Paulo de uma acção de promoção do produto português, informou que o total das exportações deverá ascender a cerca de 16 mil toneladas.

"Este crescimento extraordinário é resultado da pujança da economia brasileira", salientou o responsável, referindo-se ao crescimento de cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.

O presidente da Casa do Azeite de Portugal, entidade com 65 associados, responsáveis por 95% do azeite embalado português, disse que a meta em 2008 será manter a actual quota de mercado no Brasil.

"Nossa prioridade será fortalecer e solidificar nossa posição, defender a nossa quota de praticamente metade do mercado no Brasil", salientou.

Luís Folque sublinhou que o recente reconhecimento por parte do governo brasileiro da marca portuguesa de azeite, antiga reivindicação dos produtores portugueses, reduziu as fraudes no mercado.

"Esse problema foi finalmente resolvido, e o azeite é exportado depois de embalado, em Portugal, com a marca oficial, garantia do controlo de qualidade do produto", disse.

O embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Cosa, sublinhou a importância do trabalho de combate às fraudes através da informação ao consumidor brasileiro.

"No endereço electrónico da embaixada na Internet há informações e advertências para acabar com as fraudes que são perigosas e que podem afectar a imagem do produto português", disse o diplomata.

A acção de promoção do azeite português, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, insere-se no programa governamental 'Portuguese Choise & Taste' de fortalecimento de marcas de produtos alimentares.

Actualmente, a marca de azeite português 'Gallo' é a mais vendida no Brasil, com vendas superiores à concorrente directa, a espanhola 'Carbonell'.

Depois de Portugal, os principais fornecedores de azeite para o mercado brasileiro são
Espanha, Argentina e Itália."

Notícia retirada do Diario de notícias, apesar de ser uma noticia do ano anterior achei interessante, pois podemos ver que o azeite no nosso pais é bom, mas contudo não estamos a aprveitar e a explorar bem este produto, pois poderia ser um dos produtos mais rentaveis de portugal.

Sem comentários: